Curso de Libras

Faculdade Souza

Curso de Libras

Curso de Libras

Como surgiu a LIBRAS?  - História da Educação de Surdos no Mundo

O Surdo na Antiguidade

Na Antiguidade, a educação dos Surdos variava de acordo com a concepção que se tinha deles. Para os gregos e romanos, em linhas gerais, o Surdo não era considerado humano, pois a fala era resultado do pensamento. Logo, quem não pensava não era humano. Não tinha direito a testamentos, à escolarização e a frequentar os mesmos lugares que os ouvintes. Até o século XII, os Surdos eram privados até mesmo de se casarem.

Certa vez, Aristóteles afirmou que considerava o ouvido como órgão mais importante para a educação, o que contribuiu para que o Surdo fosse visto como incapacitados para receber qualquer instrução naquela época.

Na Idade Média, a Igreja Católica teve papel fundamental na discriminação no que se refere às pessoas com deficiência, já que para ela o homem foi criado a “imagem e semelhança de Deus”. Portanto, os que não se encaixavam neste padrão eram postos à margem, não sendo considerados humanos. Entretanto, isso incomodava a Igreja, principalmente em relação às famílias abastadas.

Nesta época, a sociedade era dividida em feudos. Nos castelos, os nobres, para não dividir suas heranças com outras famílias, acabavam casando-se entre si, o que gerava grande número de Surdos entre eles. Por não terem uma língua que se fizesse inteligível, os Surdos não ia, se confessar. Suas almas passaram a ser consideradas mortais, pois eles não podiam falar os sacramentos. Foi então que ocorreu a primeira tentativa de educá-los, inicialmente de maneira preceptorial. Os monges que estavam em clausura, e haviam feito o Voto do Silêncio para não passar conhecimentos adquiridos pelo contato com os livros sagrados, haviam criado uma linguagem gestual para que não ficassem totalmente incomunicáveis. Esses monges foram convidados pela Igreja Católica a se tornarem preceptores dos Surdos.

A Igreja tinha grande influência na vida de toda sociedade da época, mas não podia prescindir dos que detinham o poder econômico. Portanto, passou a se preocupar em instruir os Surdos nobres para que o círculo não fosse rompido. Possuindo uma língua, eles podiam participar dos ritos, dizer os sacramentos e consequentemente, manter suas almas imortais. Além disso, não perderiam suas posições e poderiam continuar ajudando a Santa Madre Igreja.

O objetivo do Curso de Libras é formar profissionais aptos e comprometidos com a interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Proporcionar aprofundamento de conhecimentos teóricos e instrumentais necessários, para que o intérprete previna dificuldades e melhore seu desempenho na interpretação da Libras. Possibilitar ao intérprete o desenvolvimento de pesquisa científica na área da [interpretação da Libras].

Público Alvo: Áreas afins.

Modalidade de Curso: Capacitação Profissional.

Matricule-se em nosso curso de Curso de Libras e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos, de excelente qualidade.

Outras Notícias

Cursos gratuitos com certificado

Cursos gratuitos com certificado

Cursos gratuitos com certificado. Isso mesmo, a Faculdade Souza - FaSouza está disponibilizando para seus alunos e interessados (QUE SEGUIR NOSSO INSTAGRAM @FACULDADESOUZAIPATINGA) cursos de capacitação de 80 horas grátis, nosso objetivo é ajudar você, sã...

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares. Os Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares têm duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias. Para Conclusão do Curso em 30 dias é necessário que o aluno ...

Curso de Libras

Curso de Libras

Curso de Libras, objetivo do Curso de Libras é formar profissionais aptos e comprometidos com a interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Proporcionar aprofundamento de conhecimentos teóricos e instrumentais necessários, para que o intérpre...

Cursos de Capacitação Profissional Grátis

Cursos de Capacitação Profissional Grátis

Cursos de Capacitação Profissional Grátis, isso mesmo, o Instituto Souza está disponibilizando para seus alunos cursos de capacitação profissional de 80 horas totalmente grátis. Nosso objetivo é ajudar você disponibilizando esses cursos, pois você poderá...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

  • (31) 3822-2194
WHATSAPP
(31) 9 7581-7009

Endereço

Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332. Sede Própia

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento